Futuro profissional da indústria 
automotiva e da mobilidade
 
12/12/2023 – Uma formação focada exclusivamente nas tecnologias e demandas atuais do mercado, embora possa parecer uma estratégia pragmática de sucesso a curto prazo, apresenta sérios riscos de levar à rápida obsolescência do profissional. As tecnologias aplicadas na indústria automotiva estão em constante evolução, e o que é considerado de ponta hoje pode se tornar obsoleto em um curto período. Uma formação muito específica pode tornar um profissional altamente especializado em uma tecnologia que pode ser substituída por avanços mais recentes em pouco tempo.
 
Esta é a avaliação do professor Marcelo Massarani, diretor de Academia da AEA, para quem “com a rápida evolução das tecnologias automotivas, profissionais com uma formação em ciências de engenharia têm a capacidade de se adaptar mais facilmente às novas tendências, pois possuem uma compreensão profunda dos princípios envolvidos, permitindo uma aprendizagem mais eficaz e rápida”.
 
À medida que os projetos na indústria automotiva tornam-se mais complexos, a capacidade de comunicar-se eficazmente e colaborar com profissionais de diversas especialidades torna-se crucial. Habilidades transversais, como pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades interpessoais são fundamentais para enfrentar desafios complexos que podem surgir independentemente das tecnologias específicas em uso. 
 
Uma combinação de uma formação sólida em ciências de engenharia e habilidades transversais cria uma base robusta para profissionais no setor automotivo. Essa abordagem não apenas permite uma compreensão aprofundada das tecnologias e processos envolvidos, mas também facilita a adaptação a mudanças e a promoção da inovação. Em um ambiente no qual a colaboração e a evolução tecnológica são constantes, essa combinação é essencial para garantir a longevidade e o sucesso profissional.

_______________________________________________________________________
Imagens:

 
    
Download    
    

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. 
Para mais informações, acesse o site  www.aea.org.br

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 - textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo - k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih - juliana@textofinal.c