Políticas públicas e novas tecnologias promovem evolução da eficiência energética
  • As políticas públicas Inovar-Auto e Rota 2030 foram fundamentais para a evolução dos veículos comercializados no País, ao promover - entre 2012 e 2022 - uma evolução de 24% na eficiência energética média dos novos veículos, além de melhorar a segurança dos veículos.
  • A evolução da eficiência promoveu a adoção de novas tecnologias veiculares, atualizando os modelos com adoção de tecnologias globais.
12/12/2023 – Com o estabelecimento dos programas automotivos Inovar-Auto e Rota 2030, a indústria automotiva brasileira foi estimulada a desenvolver e adotar novas tecnologias veiculares para evolução dos veículos em termos de consumo energético e segurança veicular. Novos motores equipados com turbo e injeção direta, adoção de modelos híbridos e elétricos, novos designs melhorando a aerodinâmica, foram alguns desenvolvimentos promovidos pela indústria automotiva nacional.
 
Entre 2012 (Inovar-Auto) e 2022 (Rota 2030 - Fase 1), os veículos comercializados no Brasil melhoraram sua eficiência em 24% conforme gráfico abaixo.
 
 
A continuidade da evolução das políticas públicas é fundamental para o fortalecimento da indústria automotiva nacional e o fornecimento de veículos mais seguros e sustentáveis para a sociedade brasileira.

_______________________________________________________________________
Imagens:

 
    
Download    
    

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. 
Para mais informações, acesse o site  www.aea.org.br

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 - textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo - k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih - juliana@textofinal.com