Evolução dos combustíveis no Brasil para a mobilidade sustentável
  • A AEA, por meio da diretoria de Combustíveis, em suas 3 comissões técnicas, promove discussões com objetivo de propor melhorias nas especificações e utilização de combustíveis como Diesel, biodiesel, gasolina, etanol e Gás Natural Veicular
  •  Várias contribuições técnicas foram realizadas nas especificações, sempre de forma técnica e neutra, com objetivo de promover melhoria da qualidade e economicidade dos combustíveis, buscando sinergias no binômio veículo-combustível, além de contribuir com as metas governamentais de redução de emissões de gases de efeito estufa.
12/12/2023 – A atuação da diretoria de Combustíveis da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva tem sido fundamental para garantir a evolução das especificações dos combustíveis acompanhando a evolução tecnológica dos veículos promovida pelos programas PROCONVE e Rota 2030, além daqueles específicos de com-bustíveis como RENOVABIO e Combustível do Futuro.
 
Um exemplo está no segmento Diesel, no qual a comissão técnica de Diesel/biodiesel colaborou na proposta para a nova especificação do Diesel comercial, considerando o aumento do teor de biodiesel, ao avaliar os impactos nas novas tecnologias do PROCONVE P8, e ao participar de forma ativa nas consultas públicas da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 
 
Outro estudo relevante em andamento é o grupo de trabalho para analisar a viabilidade de implantação do HVO no país, seja por produção dedicada ou co-processado com diesel mineral. O relatório com as conclusões e sugestões do GT devem ser publicadas no início de2024.
 
A AEA também tem participado da construção do programa Combustível do Futuro, por meio da participação ativa das discussões técnicas, do apoio na construção das bases fundamentais desse relevante programa e já se prepara para participar das discussões técnicas sobre os desafios da implementação, que passa por temas como, o aumento do teor de etanol na gasolina, Diesel verde, entre outros.
 
Nessa linha de evolução dos combustíveis, a AEA também já iniciou estudos sobre a especificação do GNV e biometano, visando reduzir os valores de CO2, aumento da economia circular, a oferta de combustível limpo, reduzindo a dependência de diesel importado.

_______________________________________________________________________
Imagens:

 
    
Download    
    

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. 
Para mais informações, acesse o site  www.aea.org.br

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 - textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo - k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih - juliana@textofinal.com