Tendências tecnológicas para descarbonização, redução de emissões e segurança veicular
 
12/12/2023 – O futuro da tecnologia dos veículos leves e pesados é induzido pelas regulamentações e controles relacionados à descarbonização e eficiência energética, emissões de poluentes e segurança veicular. Tais tecnologias são influenciadas localmente pela matriz energética e por fatores mercadológicos, como o contexto socioeconômico, infraestrutura, condições geográficas, distribuição da população entre outros.

A partir dessa premissa, para o Brasil e seus pilares de matriz e diversidades de soluções em energia limpa, seus inúmeros casos e necessidades de utilização do transporte, bem como sua capacidade de desenvolvimento e infraestrutura instalada, tudo leva a crer que o futuro da mobilidade no país será sustentável, diverso e local. 

No segmento de veículos leves, os motores de alto rendimento, associados a fontes de energia limpa, energia elétrica de baixo carbono ou etanol, representam o caminho principal para a descarbonização. Motores relacionados ao hidrogênio e combustíveis sintéticos seguem em pleno estudo e desenvolvimento como rota alternativa.

Para pesados, os motores térmicos com maiores taxas de biodiesel, bem como incremento de outros combustíveis de baixa intensidade de carbono, como o HVO, representam uma das rotas para o início da descarbonização. O incremento da eletrificação ou mesmo utilização do hidrogênio verde, associados a células de combustível ou mesmo motores a combustão, completam o rumo à neutralidade. Combustíveis sintéticos seguem em estudo e desenvolvimento como rota alternativa.

Quanto às tecnologias em segurança veicular, por vez, seguem em pleno desenvolvimento e integração, associadas a regulamentações e tendências de mercado. Itens estruturais, bem como auxílios de condução e segurança ativa tornam-se cada vez mais fatores de decisão na hora de compra do veículo. Para o ano de 2024, uma parceria entre AEA e o Observatório De Segurança Viária fomentará uma análise sobre a efetividade de cada item tecnológico com a redução sobre os indicadores de segurança no trânsito.

_______________________________________________________________________
Imagens:

 
    
Download    
    

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. 
Para mais informações, acesse o site  www.aea.org.br

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 - textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo - k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih - juliana@textofinal.c