Os avanços no segmento Fora de Estrada
 
12/12/2023 – Reestabelecida este ano, a diretoria Fora de Estrada e Estacionários logo instituiu uma comissão técnica, responsável por trazer à baila o Inventário Preliminar de Emissões para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, o que motivou a formação de um Grupo de Trabalho para estudar uma proposta de evolução da norma de controle de emissões para o segmento.

Os trabalhos foram incialmente concentrados na análise e quantificação da frota circulante de máquinas agrícolas e rodoviárias, que alcançou em 2023, o patamar de 1.8 milhão de unidades.

Com participação expressiva na frota brasileira, o grupo de trabalho realizou estudo sobre o impacto ambiental das emissões de poluentes dessas máquinas, fundamentando a necessidade do avanço contínuo do programa de controle de emissões de poluentes.

Colocando em perspectiva, se comparada a frota de caminhões e ônibus, que tem níveis de emissões mais restritos, as máquinas despejam por ano na atmosfera, aproximadamente a mesma massa de poluentes NOx e CO e o dobro de HC e material particulado, mesmo contado com uma frota menor. 

Nessa linha, a continuidade do trabalho do grupo, será avaliar as tecnologias disponíveis para esse segmento veicular, com objetivo de definir o potencial das evoluções possíveis, apoiando o progresso das normas de emissões, de forma sustentável.

_______________________________________________________________________
Imagens:

 
    
Download    
    

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. 
Para mais informações, acesse o site  www.aea.org.br

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 - textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo - k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih - juliana@textofinal.com